Está ciente de que tambem é preciso fazer a higiéne oral do seu cão ?
Para evitar que o seu cão tenha tártaro e outros problemas bucais, o tutor deve aprender como limpar os dentes do cão e habituá-lo desde pequeno a esse higiéne.
Quando começar?
Assim como acontece com as pessoas, os cães também têm dentes de leite e, por volta dos quatro meses de idade, mudam para os Dentes permanentes.
É nesse preciso momento que o tutor deve começar a limpar e cuidar dos dentes do cão e principalmente acostumá-lo a esta prática
No entanto, há alguns cuidados importantes para que tudo seja feito de maneira correta.
Primeiro – A escova de dentes para o Cão. Como a boquinha do cão ainda é pequena, o tutor deve optar por uma escova apropriada para pets ou como alternativa comprar uma escovinha dedal, que é usada em bebês.
Segundo – É preciso também ter cuidado com a pasta de dentes para cão. Nunca use o creme dental de humanos no cão, pois ele vai engolir e pode sentir-se Mal. Numa PetShop, é possível encontrar a pasta adequada para cães, que ele pode ingerir sem correr risco.
BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO
Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães |
Passos para limpar os dentes do Cão
Agora que já sabe que precisa de produtos especiais, já pode saber como limpar os dentes dos Cães.
Nas primeiras vezes, como o cão não está habituado, recomendamos o uso da escova dedal
Comece passando o dedo nos dentes (pode envolvê-lo com gaze macia). Isso ajudará o animal a entender que aquilo é seguro e não causa dor. Vá fazendo movimentos circulares, levemente, para que ele fique à vontade com a mudança.
Usando a pasta
Depois de alguns dias, quando ele já tiver entendido que não está tudo bem, coloque um pouco de pasta no dedo. Volte a fazer os movimentos nos dentes, só que agora com a pasta.
Esse procedimento vai ajudar o cão a reconhecer e se acostumar com esse novo sabor. Faça durante alguns dias, com calma e carinho, para que o cão entenda que escovar os dentes pode ser divertido.
Lembre-se que a higienização nunca pode ser um momento traumático. Por isso, o tutor deve ter paciência e estar com tempo para ajudar o pet a compreender que está tudo bem.
Usar a escova de dentes
O momento certo pode variar um pouco, de acordo com o tempo que o tutor levou para mostrar ao seu cão que está tudo bem. Quando esse procedimento é ensinado desde que o seu cão é pequeno, costuma ter resultados muito mais rápido
Dessa forma, aos sete meses, quando o animal já tiver acabado de trocar os dentes, o tutor pode passar a usar a escova.
Se apenas começar a higienização oral ao seu cão quando ele já for Adulto, assim que notar que ele está confortável com a pasta de dentes na boca, pode passar a usar a Escova
A escovagem deve ser feita com cuidado, passando a escovinha por todos os dentinhos. O ideal é que o procedimento seja feito pelo menos três vezes por semana.
Leia Tambem
5 Dicas para cuidar das Unhas do seu cão
Desembaraçar nós do seu cão
Tosquia Higiénica. Saiba o que é e qual a Importancia
Quais os benefícios de escovar os dentes dos Cães?
Quando o tutor aprende limpar dente do cão e faz isso com carinho, cuidado e frequência, ele ajuda o seu cão a se manter saudável. Afinal, a escovagem frequente é importante para:
• Evitar o mau hálito;
• Não deixar que ocorra a acumulação de Tartaro dentário;
• Evitar que o c´ãp tenha gengivite ou infecções mais graves e que chegam a outras partes do corpo,
• Minimizar as chances de queda dos dentes.
Por fim, caso note que o seu cão já é adulto e nunca recebeu os cuidados necessários, é possível que ele tenha tártaro. Nesse caso, é indicado levá-lo ao médico-veterinário, pois a remoção deverá ser feita na clínica.