A maioria dos cães não gosta de tomar banho naturalmente, embora existam exceções.

Isso pode acontecer por várias razões:

Memórias negativas

Tal como nós, os cães podem associar determinadas situações a sensações de ter medo ou nervosismo. Uma má experiência associada com tomar banho, como água demasiado quente, escorregar e cair na banheira, água a entrar no nariz, ou ficar com Shampoo nos olhos podem traumatizar o seu cão e fazer com que tema tomar banho.

Mesmo experiências perturbadoras com outras atividades de cuidados, como a dor causada por cortar as unhas demasiado curtas, ou por terem as orelhas limpas, podem criar memórias negativas.

Perda de controlo

Quando o seu cão vai nadar ou chapinhar numa poça, é uma atividade divertida na qual o próprio escolhe participar.

Banhos, por outro lado, são normalmente impostos aos cães, e envolvem ser manuseados e movimentados de formas que não lhes agradam. A falta de escolha e controlo sobre o que lhes acontece pode ser muito perturbador para um cão.

 

Desconhecimento

Os cães que não estão familiarizados com tomar banho, ou que não tomam banho com tanta frequência, podem ficar assustados com a experiência desconhecida de serem colocados numa banheira com água e Shampoo. Isto, por sua vez, pode criar associações negativas e fazer com que temam futuros banhos.

A hora do banho é stressante

Por vezes, os cães não são os únicos que odeiam a hora do banho. Muitas vezes os cães notam o estado emocional dos seus tutores. Quanto mais preocupado  Tutor ficar, mais preocupado o seu cão ficará.

Gritar com o seu cão, manuseá-lo de forma brusca e apressar-se na hora do banho, tudo isto ensina ao seu cão que os banhos são algo a temer. Mesmo que seja carinhoso com o seu cão, ele pode notar a sua frustração, o que pode fazer com que tenha medo de banhos no futuro.

BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO

Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

Por outro lado, alguns cães acabam a se acostumare, e até gostam de tomar banho, especialmente se são introduzidos a ele de forma positiva e com reforços como carinho, brinquedos e petiscos. A chave é fazer com que o processo seja o mais confortável e agradável possível, com água morna e um ambiente calmo.

Como dar banho a um cão que odeia tomar banho?

Se o seu cão tem o tipo de pele ou pelo que faz com que o banho seja necessário, a melhor solução é fazer com que desfrute do banho, ou pelo menos que não tenha medo. Para isso necessita mudar as associações negativas por positivas, assim como de tempo e paciência. O tempo depende se o seu cão tem muito medo de banhos, se apenas o entristece ou mesmo outro fator.

1. Fique calmo

Primeiro, certifique-se de que projeta uma atitude positiva em relação ao banho do seu cão. Caso se sinta apressado, stressado ou frustrado com o seu cão, deve esperar para lhe dar banho até estar mais relaxado, o que por sua vez ajudará o seu cão a sentir-se mais calmo.

2. Crie associações positivas

Recomendamos que introduza lentamente a hora do banho ao seu cão, comece por simplesmente levá-lo para a casa de banho, dando-lhe muitos elogios e oferecendo-lhe alguns biscoitos.

Não tenda a dar-lhe logo banho, dê-lhe tempo para que crie uma associação positiva à casa de banho e à banheira. Uma maneira de reduzir o medo do seu cão pela banheira é colocar o comedouro do seu cão na casa de banho ao lado da banheira e meter alguns biscoitos ou croquetes no seu interior.

Leia Tambem
Dar Banho ao Gato é ou não necessário
Que shampoos devemos usar nos Cães
Como funciona o ulfacto do Cão

 

Quando achar que o seu cão está preparado, deixe que entre por si mesmo se o seu tamanho permitir, reforçando a sensação de escolha e controlo.

Quando o seu cão for capaz de tolerar o som da água a correr e molhar as patas, tente salpicar um pouco de água sobre elas, tornando tudo divertido e leve e fazendo desta experiência um jogo.

Aos poucos comece a molhá-lo e a ensaboá-lo com Shampoo, ao mesmo tempo que lhe dá elogios e palavras reconfortantes.

Em qualquer fase deste processo, se o seu cão ficar agitado, pare e recomece novamente no dia seguinte.

 

3. Prevenir associações negativas

Tome medidas para que o seu cão se sinta seguro durante a hora do banho.

Coloque um tapete antiderrapante ou autocolantes antiderrapantes no fundo da banheira para evitar que escorregue, considere utilizar um arnês de banho como os utilizados pelos especialistas de grooming para ajudar o seu cão a sentir-se mais seguro.

Seja extremamente gentil com o seu cão.

Certifique-se de testar a temperatura da água para que não esteja nem demasiado quente nem fria. Evite salpicar ou colocar água diretamente na sua face, utilize um pano para o rosto e outras áreas sensíveis. Deixe outros cuidados de higiene , como cortar as unhas e lavar os dentes para outro dia.