São muitas as raças de cães que precisam que lhes seja retirado o pelo. Na maioria das vezes, a opção é pela tosquia.

Como se faz a tosquia em cães?

A tosquia faz-se cortando o pelo com o recurso a uma tesoura ou uma máquina. Neste caso, podem ser usadas várias lâminas, para cortar o pelo com diferentes tamanhos.

Esta opção pode ter a ver com o que for melhor para determinada raça ou até por questões estéticas.

Ao fazer a tosquia está-se potencialmente a:

– Reduzir a queda de pelo
– Reduzir o risco de doenças de pele

Adicionalmente, em alguns cães, a Tosquia também pode ajudar a reduzir o calor no verão. Mas isto não é sempre verdade, nem para todas as raças.

BANHOS E TOSQUIAS
Vamos levar e BuscarConsulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Cães

 

Por exemplo, os cães de dupla pelagem como Pastor Shetland, Border Collie, São Bernardo, Samoieda, Bernese Montanhês e Husky Siberiano, são animais muito peludos, mas não devem ser confundidos com animais de pelo longo. Estes Cães de Dupla Pelagem usam o pelo como forma de regular a temperatura corporal, e é mesmo desaconselhado tosquiar o cão.

Ler Tambem
Conheça os tipos de Pelo do seu Cão
Tosquia Higiénica, Saiba o que é e qual a Importancia
Corte com tesoura – Trimming – Saiba o que é

 

Stripping

Uma outra forma de tosquiar um cão é fazê-lo com a mão. A isto chama-se stripping.

 

Essencialmente, o stripping aplica-se a cães com determinado tipo de pelo, de algumas raças. E para obter um visual estético associado a essas raças.

Este é um método manual e, por isso, bastante trabalhoso. E, na prática, o que faz é libertar pelo que já está solto. Assim, a forma de fazer stripping é passar os dedos das mãos pelo pelo, o que faz naturalmente libertar o pelo morto.

Porque fazer stripping

Os cães de algumas raças, como as de pelo duro ou cerdoso, não devem ser tosquiados. No entanto, isso não significa que não se deva fazer grooming.
Deste modo, o stripping é uma boa forma de manter o pelo bonito e saudável, libertando o pelo morto e impedindo-o de gerar nós. No limite, o pelo embaraçado pode dar origem a desconforto, ou até dor, no cão. E a inflamações ou doenças de pele.

Ver este video de Stripping

Como fazer stripping

Embora possa parecer um processo simples, se for mal feito pode causar dor no cão. Por isso, deve ser feito por uma pessoa formada, que tenha a técnica e o conhecimento para o fazer profissionalmente.

Conhecendo as diferenças, resta perceber qual a técnica mais adequada para o seu cão. O médico veterinário assistente poderá aconselhar nesse sentido. Para que o pelo do cão esteja sempre bonito e saudável, e o cão tenha o melhor tratamento ao seu pelo.