Existem diversos cuidados necessários para os felinos, tanto para a aparência quanto para sua saúde. Há quem pense que escovar os pelos do seu gato é luxo, mas é uma necessidade!
Além de ser uma tarefa simples, quando escovados regularmente, têm menores chances de sofrer com nós, bolas de pelos e eles não ficam espalhados por sua casa e móveis.
Com a remoção dos pelos mortos evita-se a ingestão dos mesmos, pela lambedura excessiva.
Sua ingestão em grande quantidade leva a formação de bolas de pelo no estômago, que podem causar vómitos e obstruir o canal digestivo.
BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO
Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Gatos |
Se o gato for habituado desde pequeno, a escovagem tornar-se-á um momento especial entre gato e o tutor, sendo também uma oportunidade para verificar so o Gato tem algum parasita ou qualquer outro problema.
Aqui seguem algumas dicas de escovagem de acordo com o tamanho do pelo do seu gatinho:
Gatos de pelo curto
Antes de escovar, faça uma massagem no pelo do Gato sentido contrário ao crescimento com uma luva de malha para remover os pelos mortos e tonificar a pele;
Escolha uma escova macia, de cerdas naturais, que evita danos à pelagem;
Faça a escovagem uma vez por semana.
Leia Tambem
Tirar os Nós em Gatos de Pelo Comprido
Como evitar que os Gatos soltem muito Pelo
A Importancia da Tosquia Higiénica nos Gatos
Gatos de Pelo Comprido
Comece a escovagem com a escova cardadeira para retirar os pelos mortos;
Sempre comece escovando em direção ao crescimento e depois contrário
Depois da escova cardadeira, utilize o pente de dentes de metal, com cuidado, para encontrar nós. Quando encontrá-los, tenha muita paciência e dedique o tempo necessário. Não corte o nó, nem force o pente;
Por último, passe a escova de cerdas para dar brilho ao pelo;
Faça a escovagem dia sim, dia não.
Sempre que for escovar seu amigo, trate-o com muito carinho e tenha cuidado redobrado ao escovar a região da barriga, ao redor dos olhos, focinho, boca e orelha, pois são regiões mais sensíveis.