Se tem um gato em casa, saberá o quão importante é para ele higienizar o seu corpo e sobretudo o seu pelo, actividade em que os gatos investem muito tempo ao longo do dia.
Os resultados costumam ser visiveis, pois o seu gato está sempre limpo e, o seu pelo é suave ao tacto.
Existem gatos de pelo curto e gatos de pelo longo, e para ambos a higienização é extremamente importante. No entanto, a diferença de pelo faz este trabalho mais difícil para uns do que para outros. As raças de pelo longo, como o Persa ou o Himalaio, por vezes precisam um pouco de ajuda humana para se livrar dos nós que se formam no seu pelo.
Por que se deve tirar os nós do pelo dos gatos?
Escovar o gato para eliminar o excesso de pelo que deixam em móveis e outras zonas da casa é uma actividade que é relativamente familiar para si, pelo que eliminar os nós do pelo do gato não será uma tarefa complicada.
É provável que se esteja a questionar porque deve tirar ou prevenir a formação de nós no pelo do seu gato, pois para além dos nós não serem particularmente bonitos, eles podem provocar uma ferida na pele quando o gato os puxa ao tentar se livrar do nó por ele próprio, podendo chegar inclusive a irritar a pele.
Por isso, é tão importante estar atento ao estado do pelo do seu gato.
Onde se formam os nós?
Um gato que não seja de pelo curto pode chegar a ter nós em qualquer parte do seu corpo, embora algumas zonas de difícil acesso para o animal quando se higieniza sejam mais propensas a ganhar nós.
Estas zonas são:
- Axilas
- Atrás das orelhas
- Por trás das coxas
BANHOS E TOSQUIAS AO DOMICILIO
Consulte aqui os nossos Serviços Banhos e Tosquias a Gatos |
Como prevenir a formação de nós?
Antes de eliminar estes incómodos nós formados no pelo do gato, o melhor é aprender a preveni-los. Por vezes formam-se nós inclusive no pelo semi-longo, pelo que a rotina de higiene do seu felino se torna insuficiente.
Agora, se pretende prevenir que o pelo se embarace, experimente o seguinte:
- Se o seu gato tem o pelo longo, deverá escová-lo todos os dias durante 5 minutos. Não se preocupe, fazê-lo é muito fácil e acabará se convertendo em um mimo para ele. Utilize uma escova de dentes metálicos e depois um pente metálico de pontas redondas.
- Se o seu gato tem o pelo semi-longo ou curto, escove de 1 a 3 vezes por semana com um pente de borracha.
Seja curto ou longo, quando escovar e para evitar que se formem nós internos, levante a camada de pelo superior e escove a inferior, com cuidado para não magoar a pele do gato.
Ao finalizar, ofereça uma recompensa ao gato pelo seu bom comportamento. É importante estabelecer a rotina de escovagem desde que o seu gato nasce, para que o gato se habitue.
Leia Tambem Como evitar que um gato solte muitos Pêlos
Como eliminar os nós?
Se já se formaram os nós, terá de os tirar para evitar que o gato se magoe.
Siga estes passos com muito cuidado:
- Tente abrir o nós com os dedos com cuidado para não magoar o gato, para o separar o mais que conseguir. Pode amolecer o nó com condicionadores. Aplique-o e espere secar para começar a desembaraçá-lo.
- Tente desembaraçar o nó com um pente de cerdas muito juntas, sem tirar do pelo. Comece pelas pontas e avance para cima.
- Introduza uma tesoura de pontas redondas com muito cuidado entre o nó e a pele para o conseguir cortar.
- Corte os nós que conseguir, sempre com a ponta da tesoura para fora. Se forem demasiados, elimine-os em várias sessões.
- Escove todo o pelo correctamente.
Leia Tambem Importância da Tosquia Higiénica em Gatos
Enquanto realiza esta rotina, deve se lembrar de:
- Nunca puxe o pelo, isso vai magoar o gato e não lhe permitirá voltar a escová-lo outra vez.
- Não force a situação. Se depois de uns dois nós o animal se cansar, deixe-o ir e continue no dia seguinte.
- Tenha muito cuidado quando utilizar a tesoura, não quer que aconteça nenhum acidente.
- Tanto a rotina de prevenção como a de eliminação, é melhor realizar com o pelo seco.
- Em casos extremos, talvez seja necessário rapar o pelo do animal devido à grande quantidade de nós. Neste caso deve deixar este trabalhar para os profissionais.
Fonte : https://www.peritoanimal.com.br